Diante do cenário de incertezas que o COVID-19 (novo coronavírus) trouxe para o mercado, a equipe APSIS precisou se reinventar, principalmente para atender os serviços em que havia a necessidade da nossa presença física, como o inventário físico de ativos.
Por que não utilizar a expertise técnica da APSIS, alinhada à transformação digital e à tecnologia, para continuar atendendo as demandas dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, se adaptar a essa nova realidade?
A partir desse questionamento, foi desenvolvido o que podemos chamar de “Inventário Remoto”, que utiliza a própria equipe do cliente para a realização do inventário, com ferramentas tecnológicas e acompanhamento remoto dos especialistas da área de gestão de ativos imobilizados da APSIS.
Além de manter a qualidade, será possível uma redução de mais de 60% dos custos do projeto, eliminando os custos com viagem e equipe própria alocada no cliente.
Isso foi possível pois implementamos recentemente a utilização de um aplicativo android para a realização do inventário, integrado com um sistema para conciliação físico x contábil.
Desta forma, conseguimos os principais benefícios para os nossos clientes:
- Utilização da própria equipe para realização do inventário;
- Sistema integrado para acompanhamento do inventário de campo em tempo real;
- Tratamento dos dados por especialistas da APSIS, garantindo a qualidade do inventário;
- Integração com o sistema de conciliação físico x contábil; e
- Redução significativa no custo do projeto, eliminando a necessidade de viagens e horas da equipe APSIS para realização do inventário.
Isso é possível pois a tecnologia possui as seguintes funcionalidades:
- Operação offline e online, que possui sincronização automática dos dados para o sistema da APSIS;
- Backup dos dados do inventário em ambiente seguro e acessível 24h por dia;
- Integração com o sistema de conciliação físico x contábil;
- Leitura do código de barras pela câmera do dispositivo ou com integração de leitores bluetooth;
- Possibilidade de revisões da base inventariada por especialistas da APSIS; e
- Cadastro completo dos bens: Fotos, filial, centro de custo, local, descrição padrão, marca, modelo, condição de uso, latitude, longitude e muito mais.
Entendendo um pouco sobre o objetivo do produto e as principais funcionalidades do aplicativo envolvido, vamos apresentar como seria o processo do inventário na prática. Este processo está dividido em 4 (quatro) partes principais:
- Treinamento da equipe envolvida
- Execução do inventário
- Tratamento dos dados
- Conciliação físico x contábil
Começando pelo treinamento da equipe envolvida, temos:
- Suporte para instalação e configuração dos aplicativos nos dispositivos;
- Treinamento para toda a equipe envolvida no inventário;
- Material de apoio online para acesso da equipe sempre que necessário.
Após o treinamento, começamos a execução do inventário:
- Execução do inventário por seus próprios colaboradores, eliminando custos de viagem e horas da equipe APSIS;
- Equipe de especialistas APSIS disponível para suporte durante todo o processo;
- Inventário feito através de smartphone, não gerando custos de aquisição de novos equipamentos;
- Interface por aplicativo de forma fácil e intuitiva, facilitando o trabalho do colaborador;
- Dados de produtividade da equipe gerados em tempo real durante o inventário (acompanhamento contínuo).
Finalizando a execução do inventário, precisamos tratar os dados para garantir a integridade do serviço:
- Exportação de todos os dados levantados em campo para plataforma na nuvem;
- Tratamento dos dados levantados e mitigação de erros por especialistas da APSIS;
- Padronização da base de dados de bens da empresa para melhor controle de seus ativos.
E, por fim, a conciliação físico x contábil:
- Integração dos dados após tratamento com sistema de conciliação físico x contábil; e
- Caso demandado pelo cliente, possibilidade de realização do serviço pós-inventário.
Esse é mais um produto para mostrar que a APSIS está no mercado com foco total em fornecer o melhor resultado, com a melhor qualidade, para o nosso maior ativo: o cliente.