:

MARCAÇÃO DE QUOTA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

Fundos de investimentos em ações possuem suas quotas disponibilizadas todo final de dia para seus investidores, uma vez que o valor dessas empresas é negociado na bolsa de valores e disponível para o público em geral.

Fundos de Private Equity investem em companhias de capital fechado, sem ações negociadas. A forma dos investidores terem acesso a uma ideia de valor do dinheiro investido nestes fundos é realizando a avaliação econômica das empresas investidas. Dessa forma, este trabalho constitui em avaliar as empresas de capital fechado presentes em um determinado fundo de investimento.

Quando se faz necessário

De acordo com a instrução 579 da CVM, os Fundos de Investimento em Participações classificados como entidade de investimento (casos de fundos de Private Equity e grandes fundos de Family Office) devem mensurar seus investimentos pelo critério de valor justo, tanto na integralização de ativos como periodicamente na divulgação de suas demonstrações financeiras a serem elaboradas de doze em doze meses.

Dessa forma, passou a ser obrigatória a marcação de quota desses fundos, o que proporciona mais transparência para os investidores, já que assim conseguem saber quanto está valendo o dinheiro investido.

A marcação de quota serve para dar transparência da atual situação de valor daquele fundo. Para isso, esta avaliação deve ser feita por uma empresa independente e com credibilidade no mercado.

Downloads

Conteúdo Relacionado

Entre em contato