:

Avaliação de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas – CPC 29

Elaboração dos laudos de avaliação de qualquer ativo biológico

O pronunciamento técnico CPC 29 (Lei nº11.638/07) é a norma que define o reconhecimento contábil em relação aos estoques de ativos biológicos e produtos agrícolas. Mensurar esses ativos é um desafio para as empresas, pois se tratam de seres vivos, e, ao mesmo tempo, uma necessidade já que elas precisam estar dentro da lei.

O que são ativos biológicos?

Ativo biológico é todo ser vivo (plantas e animais) que, depois do processo de colheita ou de produção, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo. Essa transformação em ativo acontece quando a vida do ser vivo passa por um processo de degeneração, até chegar ao fim. Já o produto agrícola é aquilo que se origina por meio dessa transformação do ativo biológico, sendo o resultado final do processo.

Para entender melhor, veja alguns exemplos:

 

ATIVO BIOLÓGICO   PRODUTO AGRÍCOLA
Gado de leite Leite/queijo
Plantação de café Café
Árvores de plantação (eucalipto)    Madeira
Árvores frutíferas Frutas


Por que minha empresa precisa de uma avaliação de ativos biológicos?

Empresas com ativos biológicos precisam estar atentas a várias regulamentações, do contrário, colocam em risco a sustentabilidade do negócio. Essa solução é importante para:

– Cumprir as normas contábeis internacionais e ao CPC 29 (Lei nº11.638/07)
– Ficar em dia com a legislação pois os ativos biológicos devem ser reavaliados anualmente
– Suporte para tomada de decisões com base em informações precisas

Conte com a Apsis

Os ativos biológicos e produtos agrícolas da sua empresa estão de acordo com as normas contábeis internacionais e o pronunciamento técnico CPC 29? A Apsis pode ajudar você na elaboração dos laudos de avaliação de qualquer ativo biológico a valor justo. Conte com a nossa equipe!

Downloads

Conteúdo Relacionado

Entre em contato