:

Auditoria ambiental: zelando pelo cumprimento das boas práticas de sustentabilidade

Apsis em Geral Atualizado em 01.02.2019

Já há algum tempo, o mundo  passou a dar uma atenção especial às boas práticas ambientais. A difusão do conceito de sustentabilidade, ocorrida desde as últimas décadas, contribuiu muito para este novo cenário. Eventos como Eco 92, Rio +20 e Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (Paris COP 21) colocaram a temática do desenvolvimento sustentável em evidência, aproximando este assunto da vida das pessoas e das empresas, incluindo a conscientização ambiental.

O que é auditoria ambiental?

Antes de responder a esta pergunta, vale relembrar o que é uma auditoria. Auditar significa examinar de uma maneira sistemática uma determinada atividade com o objetivo de avaliar a conformação dos resultados em relação aos objetivos estabelecidos – assim como determinar a eficiência dos resultados obtidos. O serviço de auditoria é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Quando uma organização quer identificar se está cumprindo corretamente a legislação ambiental, ela utiliza o instrumento de fiscalização denominado auditoria ambiental. A gestão sustentável valoriza uma empresa e, por conta disso, várias empresas ajustaram seus processos e atividades com a finalidade de atender aos requisitos, incluindo as legislações ambientais. A auditoria ambiental pode funcionar como o início de uma estratégia mais ampla, objetivando que a organização cumpra com regularidade as exigências necessárias, evitando gerar qualquer passivo ambiental.

O auditor líder é o profissional que gerencia o processo de auditoria ambiental. Ele e sua equipe são os responsáveis por avaliar se as empresas estão atuando em conformidade com as leis ambientais. Por consequência, as auditorias ambientais representam uma eficiente ferramenta aliada à gestão ambiental. Empresas que se preocupam com a responsabilidade socioambiental devem contar com esse recurso para atingirem suas metas em sustentabilidade.

É fato que o consumidor está mais exigente quando se trata de reconhecer o respeito às práticas sustentáveis e ao meio ambiente e sua preservação. Por isso, ele valoriza mais os produtos ecologicamente sustentáveis – aqueles que não prejudicam o meio ambiente.

Vantagens da auditoria ambiental:

Melhoria da imagem e da reputação

Empresas que agem de maneira ecologicamente correta são melhor percebidas pelo mercado e pelos consumidores, recebem melhor avaliação de desempenho pela auditoria ambiental, são mais transparentes, sendo consideradas empresas limpas e bem-vistas.

Melhoria da competitividade

A globalização e o surgimento dos grandes blocos internacionais, como União Européia e Mercosul, exigem das empresas o cumprimento de práticas sustentáveis para se tornarem competitivas. Este procedimento é estratégico pois o compromisso ambiental é uma das práticas realizadas hoje no mundo todo.

Conformidade jurídica

Ao agir de maneira sustentável, e atendendo as normas ambientais, a empresa evita penalidades, paralisações de atividades, mudanças de local e dificuldades com indenizações e processos.

Redução de custos

Ao implementar um processo de gestão ambiental, uma empresa diminui os desperdícios de matéria-prima. Desta maneira, ocorre, também, a redução de custos para a empresa, além de mitigar o risco ambiental e as despesas decorrentes desta ameaça.

Os tipos de auditoria ambiental

Auditoria de Riscos Ambientais: Nesta auditoria, é verificado se a organização está controlando adequadamente os riscos inerentes ao seu processo produtivo.

Auditoria de Sistema de Gestão: A Auditoria de Sistema de Gestão é o tipo de auditoria ambiental mais comum. A adequação do Sistema de Gestão Ambiental do negócio é avaliada, levando-se em conta o desempenho diante das imposições determinadas na política ambiental da organização.

Auditoria de Impactos Ambientais: Tem como objetivo determinar os possíveis impactos que a cadeia produtiva da empresa pode causar ao ar, água, solo e ar, e a maneira como esses fatores estão sendo controlados.

Auditoria de Avaliação de Desempenho: Tem como propósito avaliar se a empresa controla indicadores ambientais, tais como redução de energia, consumo racional de água, controle de resíduos gerados etc.

Tenha parceiros que entendam suas necessidades

O trabalho de auditoria ambiental é muito importante e necessário para alinhar a atuação empresarial às boas práticas de sustentabilidade, por isso, contar com parceiros e profissionais capacitados e especializados no tema, é o melhor caminho e menos sujeito a problemas.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores, conheça nossas soluções e saiba como podemos te ajudar!



Compartilhe