OPORTUNIDADES EM INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS NO BRASIL

Apsis em Artigos Atualizado em 06.12.2017

Quando pensamos em investimentos imobiliários, sempre imaginamos prédios residenciais ou comerciais, hotéis, shopping centers, empreendimentos built to suit etc. As oportunidades variam pouco em torno do mesmo tema, geralmente guiadas por algum déficit habitacional ou de infraestrutura no local em questão.

A premissa acima não seria um pouco limitada, até míope, uma vez que estamos nos referindo a um país de dimensões continentais como o Brasil, onde todas as cidades e construções de infraestrutura ocupam apenas 3,5% do território? Se fizermos um exercício de criatividade envolvendo o restante do território brasileiro, com certeza encontraremos potenciais oportunidades proporcionais à sua extensão.

Tomemos como exemplo a recente indústria de energia renovável, especificamente a de energia eólica. O ativo principal desse negócio é o potencial eólico de determinada região, que precisa ser comprovado por meio da instalação de anemômetros especiais por um período não inferior a dois anos, de acordo com um protocolo internacional. No Brasil, grande parte desse potencial eólico encontra-se em terras áridas ou impróprias para qualquer atividade econômica, ou seja, terras muito baratas antes da descoberta e aferição desse potencial intangível.

Assim, existem outras riquezas e oportunidades intangíveis relacionadas ao território não urbano brasileiro. É lógico que o risco é maior, mas o potencial de retorno, também.

Nós, da Apsis, com 40 anos de experiência na avaliação de ativos e prospecção de oportunidades no Brasil, estamos focados no mapeamento e desenvolvimento desses novos negócios!



Compartilhe