Como a inovação disruptiva pode ajudar você a alcançar o sucesso

Apsis em Artigos Atualizado em 03.10.2019

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A inovação disruptiva pode ser o melhor caminho para as empresas que pretendem mudar padrões, afinal, seu propósito é  transformar uma tecnologia, serviço ou produto complexo em algo acessível, simples e convencional. Ou seja, há uma busca pela quebra de padrões e modelos que estão estabelecidos pelo mercado. De tal modo, muitas vezes, quem antes ocupava o lugar de líder no segmento pode ver sua tecnologia se tornar obsoleta. 

Indo um pouco mais além no conceito, a inovação disruptiva amplia o acesso  ao produto ou serviço a um público que antes não tinha condições de consumir, adentrando em mercados até então não explorados. Portanto, é um movimento que cria um novo valor, de conceito e de produto. 

Exemplos no Mercado 

Um exemplo prático, de inovação disruptiva, é o uso de CD’s e DVD’s, que desbancou as fitas K7 e os discos de vinil. Hoje, em contrapartida, os aplicativos para ouvir música e os serviços de streaming de vídeo, como Spotify e Netflix, fizeram os pequenos discos também perderem seu espaço. 

Um sucesso que trouxe prejuízos

A inovação disruptiva precisa ser bem pensada para que seu próprio criador não sofra danos posteriores. Um exemplo é o case da empresa Kodak, que produzia filmes para revelação fotográfica, e que, anos depois, criou a câmera digital, tornando obsoleto seu próprio mercado. 

Ou seja, é necessário pensar em todas as bases de produção, ou então planejar a retirada de um produto do mercado, de modo que os lucros da empresa não sejam atingidos. 

A Kodak continuou, por muito tempo, produzindo os filmes em acetato. Porém, para um mercado cada vez mais restrito. 

Legenda: Planejamento é uma das fases essenciais para entender como o produto ou serviço pode chegar até o cliente

Inovação disruptiva na prática 

O inventor do termo inovação disruptiva é Clayton Christensen, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele acredita que o capitalismo funciona em ciclos e, dessa forma, as revoluções, sejam industriais, sejam tecnológicas, devem ocorrer para destruir versões existentes e tomar o mercado. Mas, e na prática, como ela pode ocorrer? Confira, a seguir, algumas dicas: 

Crie algo único:  para um lançamento se sustentar no mercado é preciso que seja novidade. Não adianta, unicamente, agregar um pequeno diferencial em algo que já existe. É necessário ser, de fato, algo novo. 

Pense em algo essencial: a necessidade de ter o produto, em tornar ele algo fundamental para a rotina, como um facilitador, por exemplo, está entre os motivos que tornam produtos novos um sucesso. Portanto, desenvolva algo que todos gostariam de ter. 

Tenha uma estratégia de mercado: ter um produto diferente não faz dele um sucesso. Ou seja: é preciso criar uma estratégia inteligente para oferecê-lo no mercado. Estude o público-alvo, entenda suas dores e proponha uma solução. 

Crie uma estratégia de inovação: o produto novo exige ações táticas e operacionais exclusivas, focadas no seu modelo de negócio, com investimentos e parcerias únicas. Portanto, não é válido copiar algum case anterior. Cada inovação disruptiva exige uma estratégia coerente com os objetivos de lançamento e posicionamento no mercado. 

Busque o equilíbrio administrativo e financeiro: uma novidade não faz sustentar uma empresa de forma imediata. Para alcançar o sucesso é preciso investimento, estratégia e tempo. Sendo assim, ao lançar um produto, é necessário manter todas as outras áreas da empresa em pleno funcionamento, sem parar suas operações administrativas e financeiras. O capital deve ser algo muito bem planejado e preservado, para que possa sustentar a empresa em diferentes fases. 

 

Com conceitos claros sobre a inovação disruptiva, assim como exemplos e dicas de aplicação, se torna mais fácil pensar no assunto como recurso para apostar em novos mercados. 

 

Aprender, de maneira constante, é um dos princípios fundamentais para quem deseja expandir negócios.
É por isso que a APSIS é sua parceira nesta jornada e oferece materiais exclusivos em seu blog: com a finalidade de dar todo o suporte no caminho para o sucesso!



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