FUSÕES, AQUISIÇÕES E AS OPORTUNIDADES NO PROCESSO DE RETOMADA PÓS-PANDEMIA

Apsis em Artigos Atualizado em 23.07.2020

Os impactos da Covid-19 sobre o Brasil e o mundo equivalem a uma crise sem comparações, cujo nível de recuperação nos próximos anos ainda não é possível mensurar. No contexto do mercado de fusões e aquisições, as consequências foram percebidas pela queda das transações de compra e venda deste ano. Porém, essa atividade vem demonstrando pequenos sinais de retomada.

No Brasil, a pandemia teve efeitos heterogêneos nos diferentes setores da economia, sendo os segmentos mais afetados: aviação, serviços, shoppings, vestuários, turismo, construção civil, indústrias, veículos, educação e combustível. Estes setores apresentam hoje um alto nível de incerteza quanto às suas perspectivas de retomada, que aliado ao aumento de falta de caixa e endividamento pode se tornar o foco de movimentos de fusões e aquisições, em diferentes proporções. Setores como de vestuário, aviação e turismo, os casos mais críticos dentre os afetados, podem apresentar oportunidades de consolidação entre companhias sobreviventes e mais frágeis, sendo esta talvez a única solução de salvação para os participantes destes mercados.

Além disso, houve segmentos da economia que apresentaram desempenho regular e não sofreram os mesmos impactos dos setores acima pontuados, sendo estes: agronegócio, setor de tecnologia de informação, telecomunicações, saneamento, e-commerce, farmácias e supermercados. No cenário atual, em que os investidores necessitam reavaliar suas estratégias e riscos, estes setores são os mais visados no momento, já que apresentam boa previsibilidade de retomada no cenário pós-pandemia e estão saudáveis financeiramente. O exemplo das redes de supermercados que tiveram seus negócios impulsionados durante os últimos meses mostra que é factível esperar que ocorra o aumento de oportunidades nos processos de consolidação de negócios com a aquisição de concorrentes menores.

Por fim, é importante ressaltar que combinado aos impactos que os diferentes setores da economia sofreram e os diferentes aspectos que os tornam atrativos aos potenciais investidores, o cenário atual de juros baixos também demanda a necessidade de diversificação de seus investimentos. Desta forma, os olhares para o mercado de fusões e aquisições se tornam mais atentos.

A Apsis possui um diversificado portfólio de serviços e profissionais qualificados que podem auxiliar na prospecção de novos investidores, captação de recursos por meio de assessorias para compra e venda, e demais soluções atreladas ao processo de M&A. Em um cenário atual de busca por novas alternativas de investimentos, a Apsis possui expertise acumulada em mais de 40 anos no mercado para ajudar seus clientes durante esta retomada e na busca de novas oportunidades.

Camilla Purancy

Projetos



Compartilhe