Fundos de Pensão A importante missão de determinar o valor justo em cenário de indicativos de Impairment

Apsis em Artigos Atualizado em 27.09.2018

O Teste de Recuperabilidade, ou Impairment test em inglês, tem como objetivo avaliar se os ativos de uma empresa estão desvalorizados ou não. Ao realizar o Teste de Impairment, o que se busca é se certificar de que o valor contábil registrado de um ativo seja recuperável em função de sua capacidade de gerar receita pelo seu uso ou pela sua venda. É um requerimento contábil que visa reconhecer eventuais perdas de forma tempestiva.

Há poucos dias, uma minuta referente ao tema foi submetida à consulta pública pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia que supervisiona os fundos de pensão. A nota exige que as fundações façam uma avaliação regular do valor dos ativos de suas carteiras de investimentos. A complexidade de tal tarefa aumenta na medida em que os instrumentos que compõem a carteira do fundo podem não possuir informações públicas observáveis, sujeitos a um elevado grau de subjetividade de premissas para a determinação do valor justo (como por exemplo, ações de companhias de capital fechado).

Vale ressaltar ainda que o referido teste tem sido fonte constante de preocupação dos Órgãos Reguladores. Isso também se verificou no Ofício Circular CVM/SNC/SEP nº 001/2018, que visa orientar os responsáveis pela preparação das demonstrações financeiras quanto aos temas relevantes.

Os administradores e responsáveis pela emissão de demonstrações financeiras de tais entidades possuem a importante missão de concluir sobre a existência de evidências de deterioração no valor justo de determinados ativos, especialmente em cenários que apontam para um ano com indicadores de impairment.  Uma boa prática de governança corporativa pode ser a contratação de um especialista independente para a revisão dos cálculos e conclusões alcançadas pelos administradores e gestores.

A APSIS possui condições de oferecer uma ampla gama de serviços para suportar a Companhia nessas importantes tarefas.



Compartilhe