A importância da Due Diligence para o negócio

Apsis em Artigos Atualizado em 20.03.2019

A diligência é o oposto da negligência, por isso, podemos dizer que o diligente é cuidadoso, zeloso e dedicado. Assim, entendemos que due diligence é o cuidado prévio de algo e, no caso empresarial, são as medidas prudentes perante um potencial investimento de aquisição.

Esse processo tem como objetivo principal munir a corporação de informações relacionadas aos possíveis riscos relacionados a uma operação de aquisição. Nos processos de due diligence, são realizadas análises em documentos, dados contábeis e financeiros.

As duas situações de negócio em que a due diligence se aplica são as transações empresariais envolvendo a venda ou compra de produtos ou serviços e as transações envolvendo fusões, aquisições e parcerias de entidades corporativas.

A análise na prática

Quando a due diligence é utilizado na avaliação da viabilidade de uma aquisição de outro negócio, por exemplo, são abertas investigações em todos os aspectos relevantes do passado, presente e futuro da empresa a ser adquirida.

Por sua vez, as análises contemplam os seguintes aspectos:

Quando executar o processo de análise

Acima, citamos as situações básicas em que uma due diligence é realizada. Para abranger um pouco mais, porém, é possível dizer que esse processo pode ser conduzido sempre que houver a possibilidade de qualquer transação que envolva investimentos ou gastos financeiros.

A avaliação, por sua vez, também beneficia investidores e empresários, uma vez que ela pode ser realizada na própria empresa, fornecendo insumos sobre a corporação e permitindo o uso de inteligência para a tomada de decisões.

Due diligence é uma ótima ferramenta de avaliação, pois é utilizada também para determinar se um negócio é próspero e sustentável, o que previne riscos e permite a tomada de medidas necessárias. Isso é chamado de viagem de descoberta, afinal, ao conduzir o processo, os profissionais envolvidos analisaram aspectos financeiros, legais, fiscais e comerciais da empresa

A importância da due diligence

Além de fornecer uma análise técnica e estratégica a respeito da possível aquisição de um novo negócio, é possível obter informações necessárias a respeito da viabilidade de investimento, verificando se a transação está de acordo com critérios de investimentos e de aquisição.

Esse processo, por sua vez, é relevante pois possibilita o descobrimento de possíveis fraudes cometidas por fornecedores, colaboradores ou clientes, além de expor as fraquezas operacionais (o que permite a tomada de ações corretivas) e avaliar os riscos e oportunidades de mercado.

Encontre parceiros que entendam suas necessidades

Durante a análise de implementação da due diligence, as corporações têm hoje um grande leque de profissionais e empresas especializadas e capacitadas para realizar esse processo.

Além disso, é possível antecipar ações e corrigir falhas operacionais em todos os níveis da corporação, evitando prejuízos e dando mais previsibilidade para a corporação.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores, conheça nossas soluções e saiba como podemos te ajudar!



Compartilhe