:

Dicas de contabilidade: algumas dicas que você precisa saber para monitorar seu negócio

Apsis em Artigos Atualizado em 06.02.2019

Quando se fala em contabilidade, de imediato lembramos de obrigações tributárias e encargos que devem ser pagos para a empresa atuar de forma transparente e correta. No entanto, o assunto vai muito além. É a organização contábil que vai direcionar vendas, compras e despesas, afinal, são setores que devem ser acompanhados de perto e com frequência.

Os números deste setor são os responsáveis por indicar, ao diretor financeiro, os caminhos e perspectivas possíveis para investimentos futuros. E, indo mais além, quando os processos são bem geridos e dados valiosos armazenados, a empresa conquista inteligência fiscal e o aumento de performance.

Daí a importância de aperfeiçoar a contabilidade da organização. Para auxiliar no assunto, elencamos, a seguir,  importantes dicas de contabilidade, para que sua empresa tenha um controle financeiro eficiente.

A escolha do escritório de contabilidade

São muitas as opções que surgem para prestação de serviços contábeis. Mas quem devo contratar? O primeiro passo pode ser uma pesquisa virtual, buscando referências, assim como solicitar ao escritório uma relação de clientes atendidos.

O ideal é que seja uma empresa na mesma cidade que você atua, pois é preciso considerar as obrigações tributárias específicas para cada região e a legislação contábil vigente.

Verificação em órgãos oficiais

Antes de contratar os serviços também é importante verificar no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) se são filiados à instituição. Vale averiguar também se os responsáveis da empresa estão inscritos e regulares no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Como organizar operações: dicas de contabilidade na prática

Ter controle das principais ações financeiras é fundamental para acompanhar o andamento da empresa. Por isso, é indispensável manter um relatório atualizado que permite visualizar o panorama em que a empresa está. Assim, sempre que for preciso tomar decisões urgentes, o gestor pode estar ciente do andamento dos processos. Portanto, não deixe de registrar:

 -Despesas: com equipe de vendas e administrativo, assim como gastos indiretos;

 -Impostos e encargos extras, seja de qualquer valor;

 -Vendas a prazo ou à vista: ambas precisam ser anotadas, assim como a forma de pagamento (cartão, dinheiro ou cheque);

 -Pagamentos e recebimentos: detalhar valor, data e a que se refere a ação;

 -Despesas por setor ou grupos específicos: isso permite entender quais as maiores despesas e investimentos de forma segmentada.

 

 

Porque controlar corretamente custos, despesas e receitas

Para precificar seus serviços e produtos, você leva em conta uma série de fatores, correto? Custos, despesas e receitas são itens imprescindíveis para formação de valores para o cliente.

Portanto, é a exatidão do valor de venda que vai permitir saber qual a quantidade mínima que precisa ser comercializada e qual o lucro individual de cada produto ou serviço. Além disso, também deixa transparecer os reflexos daquela venda para sua empresa a curto, médio e longo prazo.

Esse acompanhamento detalhado também vai permitir ter conhecimento suficiente do setor financeiro para que você possa realizar promoções de acordo com o melhor período para sua empresa e interesses.

A importância de reunir dados sobre o setor de vendas

Dentre as importantes dicas de contabilidade, uma delas é registrar todos os dados relacionados a vendas. Afinal, isso vai permitir a visualização de quem são seus principais clientes, a periodicidade de compras, assim como identificar qual o produto ou serviço mais procurado e o valor do ticket médio. Ou seja, uma boa base de dados é fundamental para qualquer análise futura.

Portanto, para o melhor acompanhamento dos seus resultados, é necessário:

 – Ter um calendário para realização de promoções e campanhas, assim como lançamentos de produtos ou serviços;

 – Conhecer os períodos de alta e baixa temporada, assim como as principais características de cada ponto de venda;

 -Visualizar todas as informações em gráficos, de forma objetiva, para ter uma visão global do desempenho do setor de vendas.

Os cuidados com a área financeira são muitos. Porém, a contabilidade da empresa merece toda a atenção. É através dela que será possível definir todos os outros passos e construir estratégias: dos investimentos à expansão da unidade corporativa. Seja estoque, recolhimento de tributos, caixa ou valores a receber, é a área contábil quem vai direcionar para as ações necessárias e possíveis.

Portanto, observe de perto este setor que é tão fundamental para o bom funcionamento da sua empresa. Gostou deste conteúdo? No blog da APSIS tem muito mais! Tudo para você entender mais sobre administração e finanças. Vem conferir!



Compartilhe