Consultoria financeira: inteligência para controlar os números da empresa

Marcia Calmon em Artigos Atualizado em 24.10.2018

Tags: , , , ,

A consultoria empresarial é um serviço muito utilizado por pequenas, médias e grandes empresas. Em rápido resumo, esta atividade tem como principal objetivo ajudar o cliente a otimizar seus processos para que este se concentre na sua atividade principal.

Neste artigo, vamos entender melhor o papel de uma consultoria empresarial e, mais especificamente, de uma consultoria econômica, uma opção de ajuda externa que pode trazer excelentes resultados para as finanças de um negócio.

Vantagens de trabalhar com uma consultoria

Existem os mais variados tipos de consultoria. Marketing, perícia, sustentabilidade, inovação e responsabilidade social são alguns exemplos de áreas distintas que são acionadas com frequência. Quando um cliente contrata uma consultoria, ele espera contar com ajuda nas tomadas de decisões, na exploração de novos rumos e na solução dos problemas enfrentados pela empresa.

Uma das principais vantagens que o consultor traz a um negócio é o seu olhar particular sobre os diversos assuntos que vai tratar. Esse ponto de vista privilegiado permite ter insights novos e encontrar soluções para otimizar a cadeia de valor do negócio. Quando o cliente opta por contratar uma consultoria que possui uma estrutura multidisciplinar, se beneficia de uma maneira ainda mais ampla.

A consultoria financeira

Gerenciar as finanças de um negócio é uma tarefa exaustiva e complexa. É senso comum que a área financeira é como o “calcanhar de Aquiles” da maioria das empresas. A atenção tem de ser total pois não há margem para erro. A consultoria financeira é especializada em verificar o que não está funcionando bem em relação ao aspecto econômico de um negócio para que o lucro do mesmo aumente consistentemente.

Entendendo o negócio

O primeiro estágio de um trabalho de consultoria de finanças tem como principal objetivo entender o negócio do cliente/empresa. É importante que o consultor utilize todo o tempo necessário para aprender sobre a história da empresa, os produtos ou serviços que vende e os funcionários que fazem parte da mesma.

Nesta etapa, é muito comum que os consultores façam imersões ou turnês pelas instalações, leiam todos os materiais de marketing e comunicação, encontrem-se com os membros do conselho e analisem as finanças. É fundamental que a consultoria avalie e processe todas estas informações tendo o foco do cliente como prioridade. Desta maneira, o consultor financeiro vai entender mais claramente a missão do negócio e o desempenho das operações em andamento.

Avaliando o negócio

A avaliação é a etapa seguinte no processo desempenhado pela consultoria. Esta fase tem a finalidade de apontar onde é preciso haver mudanças, identificar quais são os pontos fortes e fracos da administração financeira, que tipo de problema já existe e quais podem vir a prejudicar a empresa no futuro.

Entre esses problemas, pode-se incluir os que já foram reconhecidos pela equipe interna e os novos obstáculos percebidos objetivamente pela consultoria financeira. A experiência de lidar com vários tipos de empresas e um olhar diferente sobre o negócio permite que os consultores tenham uma melhor visão dos processos, identificando problemas não muito visíveis – tarefa difícil para quem está envolvido com a rotina diária – para propor soluções inovadoras.

As principais funções do diagnóstico do negócio realizado pela consultoria financeira são: avaliar o valor da empresa, conhecer a atual situação financeira da empresa, apontar a necessidade de recursos, elaborar o planejamento estratégico para resultados financeiros e fazer a análise de volume de investimentos.

Identificando oportunidades

O grande objetivo do consultor financeiro é apontar as oportunidades de crescimento do negócio para incrementar os lucros e garantir a sua eficiência. Outra tarefa importante, além de detectar os obstáculos e as possibilidades, é a criação de planos para capitalizar determinados setores da empresa.

Muitas vezes, um setor ou produto com potencial de crescimento não está contando com um orçamento adequado. A consultoria aponta esse problema, sugerindo as mudanças necessárias para que a oportunidade detectada não seja perdida.

A atuação da consultoria financeira

Uma consultoria financeira age em algumas frentes dentro do seu cliente. Entre elas estão:

Planejamento estratégico financeiro

Nesta fase é realizada a análise da situação financeira da empresa e definidos os objetivos. Além disso, é concebido o plano de ação para solucionar potenciais problemas. Um minucioso estudo das despesas é realizado com o objetivo de reduzir custos e ganhar mais eficiência. Cada centro de custo e unidade de negócio é meticulosamente investigado para que suas rentabilidades sejam conhecidas. A partir daí, são feitas as projeções do futuro da empresa.

Valuation

É a etapa que utiliza diversas metodologias para definir o valor da empresa e, se for o caso, prepará-la para a venda ou a abertura do seu capital na bolsa.

Análise de viabilidade

É um estudo feito para determinar novos negócios para a empresa bem como a sua viabilidade. Nesta etapa são trabalhados itens como precificação dos produtos e serviços, fluxo de caixa projetado, orçamento, cálculos de payback e TIR (taxa interna de retorno).

Consultoria financeira e administrativa

Esta função é relacionada à administração dos recursos financeiros do negócio. Sua área de atuação abrange classificação das despesas, centros de custos e estruturação do fluxo de caixa. São definidos, também, as políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

Reestruturação

Tem como objetivo a redução da carga de trabalho dos diretores da empresa, bem como facilitar a rotina do trabalho com a apresentação de propostas e efetivação de aperfeiçoamentos em setores como financeiro, administrativo, planejamento financeiro estratégico e tributário, entre outros.

Aplicações financeiras e tesouraria

Esta função da consultoria é responsável por encontrar as melhores opções de investimentos para os recursos da empresa. Além disso, nesta parte é feita a gestão desses recursos, por meio de um controle diário de aplicações e resgates com o objetivo de atuar com os melhores produtos de investimentos e taxas de remuneração.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender como uma consultoria financeira é fundamental. Quando uma empresa conta com um serviço deste tipo, ela transforma a maneira como administra seus recursos e considera suas decisões financeiras.

Entre os principais benefícios que a contratação de uma consultoria financeira eficiente proporciona, podemos destacar: gestão na eliminação de custos, melhor administração do capital de giro e melhoria da rentabilidade da empresa.

Quando uma empresa sabe gastar melhor, ela otimiza e protege seus recursos, investe melhor, seus lucros aumentam e os objetivos tornam-se mais acessíveis. A partir do momento que os administradores de um negócio transferem a responsabilidade de suas finanças a profissionais experientes, eles consegue concentrar seus esforços na empresa, multiplicando a possibilidade de sucesso – e lucros.



Compartilhe